sábado, 9 de julho de 2011

Patrulhamento ideológico , o que vem a ser isso?

         
            Quando se aproxima as eleições , é muito comum que cada pessoa defenda seus pontos de vista até acaloradamente . O que não podemos permitir é que se misture com nossa vida pessoal . Ontem ouvi um comentário que me deixou muito triste , foi o seguinte , Se você realmente quer o melhor para Pitimbu , porque ainda conversa com fulano . Gente não vamos entrar nessa de castrarmos as pessoas , Ninguém é de todo ruim e nem de todo bom . Saibamos separar a política da nossa vida pessoal , até porque gostamos ou não das pessoas pelo simples fato de serem o que são e não por seus pontos de vista .
           Temos que aprender a respeitar as diferenças e aproveitarmos para crescermos com elas . Já falei várias vezes aqui no blog que não sou contra A ou B , estou e sempre estarei com as pessoas que realmente querem ver um Pitimbu Melhor . 
       Estarei sempre receptivo a qualquer um que queira conversar e mostrar seus pontos de vista , Esperemos que cada pré-candidato faça seu trabalho e mostre suas propostas para administrar nossa cidade , ai sim iremos analisar e nos posicionar . Vamos evitar o Patrulhamento Ideológico .

         Patrulha ideológica ou patrulhamento ideológico é uma organização informal de pessoas unidas por laços ideológicos ou religiosos que tem por objetivo de impor seus ideais a outro grupo de pessoas, munindo-se de discursos, protestos e reivindicações. Essa atividade se caracteriza por uma vigilia constante do espaço e público alvo. O patrulhamento pode se aproveitar de relações de autoridade para ser feito, como numa sala de aula na relação professor-aluno ou de abuso de espaço público onde transitam grande número de pessoas diariamente. O objetivo do patrulhamento ideológico é sobretudo subverter o público para que este acredite, se convença e siga as normas e critérios dos patrulhadores.
         É por vezes criticado quando seu uso se dá em meio educacional, em centros universitários, e demais locais onde é consolidada formação intelectual de pessoas. É tolerado com certa parcimônia, respeitando-se as leis vigentes locais mas considerado éticamente falho quando feito sob certas circunstâncias e isso variando de país para país dependendo de sua base política e ideológica. Um patrulhamento pode evoluir para um motim, conflito e por vezes ser banido do local com seus participantes detidos. Pode também ser psicologicamente conflitante e agressivo para um grupo de pessoas, empregando técnicas de intimidação, apelo ao medo e obstrução de espaço público e privado. 


Fonte: Chico Pinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário