quinta-feira, 28 de julho de 2011

CRM-PB interdita Unidade Básica de Saúde em Pitimbu .Tome chibata de novo




Consultório médico sem privacidade, falta de higiene e local inadequado foram os principais motivos da interdição


O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou hoje (28 de julho) a Unidade Básica de Saúde da Família Camucim, no município de Pitimbu, a 65 km de João Pessoa. A unidade está em reforma, com a obra paralisada e funcionando em uma casa alugada, que não oferece as condições mínimas necessárias para seu funcionamento adequado. Com a interdição ética do CRM-PB, a população é orientada a não procurar a unidade a partir de amanhã (29 de julho), pois não haverá médicos trabalhando.
De acordo com o relatório do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, o consultório médico não tem porta, com as paredes vazadas, infringindo o princípio da privacidade entre médico e paciente. Além disso, copa, cozinha, salas de curativo, hidratação e esterilização estão funcionando no mesmo ambiente, comprometendo a higiene. Há apenas um banheiro para utilização de pacientes, médicos e funcionários, sem separação por sexo. Também não há acessibilidade, com escadarias, que dificultam a locomoção.

“Nós já havíamos feito uma fiscalização na unidade no dia 6 de julho, por determinação da promotora de Justiça Taciana Mendes de Sá, da comarca de Caaporã. Na ocasião, observamos as mesmas infrações de hoje. Vinte e dois dias depois, continuam os mesmos problemas e ainda constatamos que a reforma está paralisada, o que indica que não há prazo de mudança para o prédio original. A interdição era a única alternativa para preservar a população e o trabalho médico”, destacou o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça. Além do UBSF de Camucim, Pitimbu conta com mais três unidades básicas.



Fonte: PB ACONTECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário