quarta-feira, 6 de julho de 2011

PREVENÇÃO RADICAL: Mulher decide retirar os dois seios saudáveis para evitar câncer



FONTE: NOTICÍA NORDESTE/R7.COM
POR GLÓRIAH GODIM,
COM REDAÇÃO ACAUNEWSAGORA.COM

 

Aos 28 anos, Sally passou por uma histerectomia para evitar o câncer nos ovários. Agora, ela pretende fazer a mastectomia dupla e também a reconstrução das mamas, mesmo não tendo sido diagnosticada com a doença.



Um estudo revelou que a gordura contida em alimentos como batatas fritas desencadeia um mecanismo biológico de gula no organismo que atua de modo similar aos efeitos da maconha.
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Califórnia, descobriu que ratos usados como cobaias começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinoides, que exercem um efeito semelhante ao da maconha sobre o indivíduo, quando provaram comidas gordurosas,

O processo, relata a pesquisa, tem início na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro, por de um feixe de nervos conhecido como nervo vago, para o intestino. Lá, ocorre o estímulo para a produção de endocanabinoides, e a substância provoca uma onda de ativação celular, que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.
Daniele Piomelli, que comandou a pesquisa, diz que "comidas gordurosas geram um sinal na língua que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a maconha natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura".

A pesquisa pode indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças, segundo os cientistas envolvidos no estudo.
A ampla disponibilidade de alimentos gordurosos em países industrializados é considerada um fator determinante para condições como a obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

O estudo sugere que pode ser possível conter a compulsão de se comer alimentos gordurosos ao se obstruir atividades endocanabinoides, por meio da utilização de medicamentos que bloqueiam a ação desses compostos.

Como tais drogas bloqueadoras não precisam penetrar no cérebro, elas não teriam porque causar efeitos colaterais, como ansiedade e depressão, que surgem quando a ação endocanabinoide é bloqueada no cérebro, conta Piomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário