terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeitura fornece água sem tratamento há mais de cinco anos e MP pede suspensão de fornecimento

EXCLUSIVO: O abastecimento de água para a população do município de Pitimbí, Litoral paraibano, virou caso caso de polícia. Há mais de cinco anos a Prefeitura Municipal de Pitimbu fornece água sem tratamento para a população, descumprindo inclusive as normas da Agência Estadual de vigilância Sanitária.
A irregularidade foi detectada ainda no ano de 2006, quando no dia 18 de junho, após fiscalização nas instalações da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, a promotora de justiça Cassiana Mendes Sá deu entrada na ação pedindo o interrompimento do abastecimento de água. Segundo a representante do Ministério Público, a água estava sendo encaminhada para as residências sem qualquer tratamento, deixando a população de Pitimbu sujeita à contração de doenças como leptospirose, diarreias e hepatite tipo A.
Ainda segundo a promotora Cassiana Mendes, a prefeitura de Pitimbu somente foi notificada da decisão em 13 de abril de 2007, um ano após o pedido de interdição, ignorando a determinação da Agevisa.
Ainda fornecendo água imprópria para o consumo humano, a Prefeitura Municipal de Pitimbu voltou a ser notificada em 14 de maio de 2010, mais de quatro anos após a irregularidade ter sido detectada. Em 25 de outubro de 2010 foi realizada nova inspeção no sistema de abastecimento de água de Pitimbu e verificado que desde o início da denúncia nenhuma providência foi tomada.
 
Em 18 de janeiro de 2011, cinco anos após o início da ação, diante da insistência da prefeitura de Pitimbu no descumprimento da determinação do Ministério Público, a promotora de justiça Cassiana Mendes denunciou o gestor do município, o prefeito José Rômulo Carneiro de Albuquerque Neto (PP), por crime de desobediência.
A chefe de gabinete do prefeito José Rômulo, Paula Caminha, disse à reportagem do PolêmicaPB que a denúncia do Ministério Público não condiz com a verdade e que a água fornecida no município é melhor que água fornecida pela Cagepa ao Estado.

Confira o áudio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário