quinta-feira, 29 de maio de 2014

Joaquim Barbosa deixa STF em junho


Joaquim Barbosa deixa STF em junho
 O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, deixará a mais alta Corte do País em junho.

A decisão foi anunciada depois de conversa com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e com o presidente do Senado Federal Renan Calheiros, no Congresso, nesta quinta-feira (29).

De acordo com fontes próximas ao ministro, Joaquim Barbosa recebeu vários convites para dar aulas em universidades da Europa e dos Estados Unidos e não descarta a possibilidade de morar fora do País.

O ministro já havia dito meses atrás que deixaria o STF e se aposentaria, mas não havia deixado claro o motivo, apenas negava que se canditaria a um cargo eletivo nas eleições 2014. Joaquim Barbosa tem 59 anos de idade e poderia ser ministro por mais 11 anos, até se aposentar compulsoriamente aos 70 anos.

Barbosa ganhou a atenção da população brasileira depois de relatar o julgamento do mensalão no ano de 2012. O ministro, o primeiro negro na corte no País, assumiu a presidência do STF em novembro de 2012 e, portanto, ocupou o cargo mais alto da corte durante a maior parte do julgamento do processo, concluído em março de 2014. Sua atuação foi considerada 'linha-dura' com os mensaleiros e ele chegou a se desentender com outros ministros durante o processo. O mandato de Barbosa na presidência do STF só terminaria em novembro.


IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário