quinta-feira, 29 de maio de 2014

E agora como fica o SINE-Conde?

  X



                                                                 
 “A cidade do Conde ganhou na última sexta-feira (23/05/2014), a “Agência de Desenvolvimento”, mais um importante serviço para facilitar a conquista de uma vaga de emprego. A inauguração foi possível graças ao “Programa mais Empregos para o Conde”, que é um balcão de cadastro, seleção e indicação de candidatos a vagas disponíveis nas diversas indústrias a serem instaladas no Litoral Sul da Paraíba.” Matéria esta amplamente divulgada através da assessoria de imprensa da Prefeitura de Conde.

E agora como fica o SINE-Conde? Mas ele não faz a mesma coisa? 

Vejamos a definição do que é SINE:

“O SINE- Sistema Nacional de Emprego é um órgão do governo federal do Brasil, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário, com o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGER).”

Para você entender melhor, caro amigo leitor, o SINE-Conde foi criado em 17/07/2012, pelo atual Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, com a função de montar um banco de cadastro, seleção e indicação de candidatos a vagas disponíveis nas diversas indústrias, pousadas, hotéis, comércio em geral no Litoral Sul da Paraíba ou até encaminhar para a região metropolitana de João Pessoa. 

Na inauguração do SINE-Conde foi repassado que além de fazer o cadastramento de pessoas desempregadas e encaminhar para o mercado de trabalho, o Sine Estadual também tinha uma preocupação permanente em capacitar estas pessoas.

Segundo a coordenadora do Sine Estadual, Dayse Farias, na época, havia sido firmada uma parceria entre o SENAT, que ministraria cursos gratuitos sobre carga pesada, e o SENAI, com qualificação na área da construção civil. "Estamos sempre procurando atender a necessidade do mercado de trabalho, com cursos em parceria com instituições sérias como SESC, SENAIs e outras. Temos ainda o Plantec, que qualifica as pessoas com cursos variados, desde eletricista a corte e costura, entre outros”, acrescentou.

Ora então, para que serve o SINE-Conde? Será que não atende mais as necessidades locais e por isso a Prefeitura resolveu montar o seu próprio balcão de empregos? 

E o povo condense deve se dirigir ao SINE-Conde ou a nova Agência de Desenvolvimento? Se existe um órgão Municipal, há a necessidade da Prefeitura manter a parceria com o Governo do Estado? 

Justifica-se criar um órgão já possuindo um outro montado e estruturado? Ou será uma questão política entre a Gestão Municipal e o Governo do Estado? 

E você o que acha? Tire suas próprias conclusões.  

Torcemos para que a atual gestão municipal faça sempre o bom uso do dinheiro público.



Conexão Litoral Sul


Imagens  Web

Fonte de pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/SINE

http://www.diariodosertao.com.br/artigos/v/emprego-e-concursos/governo-inaugura-sine-do-conde-e-intensifica-oferta-de-cursos-para-desempregados/20120718190105a

Nenhum comentário:

Postar um comentário