domingo, 18 de agosto de 2013

Uma cidadã que nao tem medo de falar a verdade.

A Lei nº10.741 de 1º de outubro de 2003 diz: Considera-se violência contra idosos qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Diz ainda no
Artigo 19: Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão de notificação compulsória pelos serviços de saúde pública ou privada à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: Autoridade Policial; Ministério Público; Conselho Municipal do Idoso; Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do idoso .
Descrevo trechos da Lei para alertar a comunidade pitimbuense sobre um fato lamentável que aconteceu no posto de saúde desta cidade quando uma moradora da rua João José Monteiro de Souza buscou ajuda para socorrer uma senhora de 82 que estava passando mal na sua residência ( na mesma rua) . Irresponsavelmente a ( o) funcionário que atendeu a pessoa que buscava socorro disse que a senhora doente deveria buscar ajuda com o PADRE, já que ela vivia muito atrás dele. Informo a essa pessoa irresponsável que, independente dessa senhora viver ou deixar de viver onde ela quiser, a Lei garante atendimento prioritário a ela e que estou buscando informações comprobatórias para denunciar nos órgãos competentes esse ato criminoso e irresponsável e exigir providências por parte do ministério público. Espero que a Senhora Secretária da Saúde já tenha tomado ciência desse fato e procure tomar as providências cabíveis para que fatos dessa natureza não tornem acontecer e que esse tipo de funcionário seja conscientizado de que a comunidade que busca os serviços de saúde não estão pedindo esmola ou favores. Elas estão buscando aquilo que a Lei os garante. Lembro ainda que prestar bons serviços não é bondade ou favor, é obrigação. Afinal os salários dessas pessoas que se dizem profissionais são pagos com nossos impostos logo, somos nós que pagamos os seus vencimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário